Projeto Leitura para Todos

Uma ação de incentivo a leitura para os jovens, adultos e idosos que se alfabetizaram no TOPA. Promove o contato e exploração dos diversos gêneros e linguagens como poesias, novelas, contos, crônicas e teatro. Para cada livro lido, um outro é enviado para o alfabetizado.

1ª Edição do Leitura para Todos

Leitura para Todos leva o universo da leitura para alfabetizados "Eu sabia ler uma besteira. Foi no Topa que me desenvolvi. Os livros que recebi foram bem interessantes. Tem um que fala da escravidão de uma moça. Gostei de ler e entender tudo. Me senti forte. Estou muito feliz". O depoimento de Cândida Silva Oliveira, de 44 anos, do município de Jequié, retrata o programa Leitura para Todos, que tem a proposta de incentivar o hábito de leitura nos jovens, adultos e idosos egressos do Topa. Na primeira remessa, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia, enviou pelos Correios, mais de 30 mil livros diretamente para a residência dos alfabetizados, juntamente com uma carta-resposta. Após a leitura da obra, o alfabetizado escreve as suas impressões e envia a carta-resposta para a Secretaria. A cada carta respondida, será enviado um novo exemplar. Ao todo, o programa vai disponibilizar dez volumes de obras literárias, envolvendo diversos gêneros como crônica, poesia, novela e conto. O programa parte da filosofia de que ler é indispensável para o crescimento intelectual e cultural, para o enriquecimento do vocabulário, para os momentos de lazer e para o exercício da cidadania.

 

Depoimentos

"Eu sabia ler bem pouquinho. Hoje já leio tudo, principalmente a bíblia. Antes do Topa eu não podia fazer isso. Li o livro que recebi pelos Correios e gostei muito. Também gosto muito de escrever, mas tem hora que dá preguiça. Mas na escola, não tenho preguiça. Agora posso pegar um ônibus sozinho, sem depender de ninguém para ir pros lugares".
Anísio Ferreira Santos 64 anos, Vitória da Conquista-BA

"Antes de entrar no Topa, sabia ler pouca coisa e mal assinava meu nome. Hoje, não passo mais a vergonha na hora de identificar as correspondências que chegam em minha casa. Pra mim, o Topa foi a melhor coisa que esse governo fez. Na carta-resposta do projeto Leitura para Todos, respondi que o Topa foi muito importante na minha vida e aproveitei para agradecer a oportunidade que tive de me sentir mais gente. Eu passei boa parte da minha vida lutando, trabalhando muito como manicure e cabeleireira para criar meus dois filhos, que hoje são meu orgulho. Um é administrador financeiro e a outra é advogada. Eles que me incentivaram a estudar e agora ficam brincando comigo, dizendo que estou muito sabida, que tudo que é livro que eu vejo na minha frente saio lendo. Estou continuando os estudos à noite, no Colégio Estadual Antonio Carlos Magalhães, na Vasco da Gama. Vou ser professora, se Deus quiser".
Derlinda Catarina Bacelar 55 anos, Salvador-BA

 
Coordenação do TOPA - Todos pela Alfabetização
6ª Avenida Nº 600, Centro Administrativo da Bahia - CAB, Salvador, Bahia, Brasil, CEP: 41.745-000 | Tel.: (0xx71) 3115.1355 | Fax: (0xx71) 3115.1360
E-Mail: topa@educacao.ba.gov.br | www.educacao.ba.gov.br