Informações Calendário Documentos

INFORMAÇÕES
Seja bem-vindo! Aqui você encontra todas as informações sobre o processo de inscrição para as 16.400 vagas do curso pré-vestibular Universidade para Todos 2017. Se você já concluiu o ensino médio na rede pública de ensino municipal e/ou estadual no Estado da Bahia ou vai concluir até 2017 e quer se preparar para concorrer a uma vaga na universidade a hora é essa. O curso pré-vestibular é presencial, com carga horária de 20 horas semanais e aulas das disciplinas de Português, Redação, Matemática, Física, Química, Biologia, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), História e Geografia. Na tabela você confere os municípios que serão atendidos pela ação com os locais de funcionamento, o turno e o quantitativo de vagas. O projeto é coordenado pela Secretaria da Educação e executado em parceria com as Universidades Estaduais (Uneb, Uefs, Uesb, Uesc). As inscrições para concorrer a uma vaga serão realizadas exclusivamente pela internet, neste site através dos navegadores de acesso (Browser): Mozilla Firefox 3.5 ou superior ou Internet Explorer 7.0 ou superior. O candidato poderá esclarecer as dúvidas referentes à sua inscrição por meio do telefone 0800 285 8000, que funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 12h00 e das 13h30 às 18h00min ou pelo email upt@educacao.ba.gov.br.

Requisitos para Inscrição.
Poderá se inscrever o candidato que:
•  Estiver regularmente matriculado, em 2017, no 3º ano do ensino médio regular seriado ou no 4º ano da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio da rede pública de ensino estadual e/ou municipal do Estado da Bahia, tenha cursado, em escola pública municipal e/ou estadual no Estado da Bahia, o ensino fundamental II - 5ª à 8ª séries, atual 6º ao 9º anos ou modalidades correspondentes - e 1ª e 2ª séries do ensino médio regular ou modalidades correspondentes;
•  Egresso da rede pública de ensino estadual e/ou municipal do Estado da Bahia, tenha cursado, em escola pública municipal e/ou estadual no Estado da Bahia o ensino fundamental II e médio, regular seriado ou modalidades correspondentes.

Matrícula
O candidato selecionado e convocado efetuará sua matrícula de 31 de maio a 02 de junho de 2017 no local e turno que optou para cursar.
A matricula somente poderá ser realizada pelo próprio candidato, assistido ou representado pelo pai, mãe ou responsável, se menor de 18 anos, ou por representante munido de procuração com firma reconhecida em cartório.

Seleção
Para seleção e preenchimento das vagas serão observadas a opção formulada pelo candidato no requerimento de inscrição, quanto ao Município, local de funcionamento e turno que deseja cursar, e o aproveitamento escolar resultante do cálculo das médias finais obtidas nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, transcritas pelo candidato no ato da inscrição.

Na aferição do aproveitamento escolar do candidato que estiver cursando o 3º ano do ensino médio regular seriado da rede pública de ensino do Estado da Bahia, serão consideradas as médias referentes ao 2º ano do ensino médio, e para o candidato egresso da Rede Pública de Ensino do Estado da Bahia, as médias referentes ao 3º ano do Ensino Médio Regular Seriado e/ou modalidades correspondentes. Para o candidato que estiver cursando o 4º ano da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio do Estado da Bahia, serão consideradas as médias de Língua Portuguesa e de Matemática referentes ao 3º ano, e para o candidato que já concluiu as médias de Língua Portuguesa e Matemática do 4º ano. Para o candidato que estiver cursando o PROEJA Médio, serão consideradas as médias de Língua Portuguesa e Matemática do 4º módulo e para os candidatos que já concluíram as médias de Língua Portuguesa e Matemática do 5º módulo.

Os conceitos registrados no histórico escolar, transcritos pelo candidato no formulário de inscrição, serão convertidos em notas, automaticamente, pelo Sistema.

Para mais informações, visite nossa página no Portal da Educação: http://www.educacao.ba.gov.br/universidadeparatodos